Lição 02: O falso Evangelho | 3° Trimestre de 2025 | EBD – JOVENS

5 de junho de 2025

EBD | 3° Trimestre De 2025 | CPAD – JOVENS – TEMA: A LIBERDADE EM CRISTO – Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas | Escola Bíblica Dominical | Lição 02: O falso Evangelho

TEXTO PRINCIPAL

“Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gl 1.9)

RESUMO DA LIÇÃO

Nem toda mensagem aparentemente cristã é verdadeiramente vinda de Deus.

LEITURA SEMANAL

  • SEGUNDA – Tt 2.11 A graça se manifestou a todos os homens
  • TERÇA – Rm 6.14 Debaixo da graça de Deus
  • QUARTA – Gl 1.6 A falta de constância no Evangelho
  • QUINTA – Cl 2.2 O Morto para a Lei, vivo para Deus
  • SEXTA – 2Pe 2.1 O cuidado com os falsos mestres
  • SÁBADO – Gl 3.13 “Cristo nos resgatou da maldição da lei”

OBJETIVOS

MOSTRAR a surpresa de Paulo diante dos irmãos gálatas;COMPREENDER o que é anátema;REFLETIR a respeito do agradar a Deus e não aos homens.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor(a), nesta segunda lição, veremos que Paulo vai apontar aos seus leitores o caminho errado que eles estavam trilhando. Os gálatas estavam dando ouvidos a uma mensagem doutrinária errada e não tinham mais condições de discernir entre o que era certo aos olhos de Deus. Estavam sendo conduzidos a uma falsa doutrina que era contrária ao Evangelho e o que haviam aprendido. Paulo os exorta que ainda que um anjo viesse do céu com uma mensagem parecida, eles não deveriam aceitar. Aproveite a lição e mostre aos seus alunos que precisamos ter cuidado com ventos de doutrina que se aproximam de nossas congregações, tentando afastar os irmãos da verdadeira prática da Palavra de Deus.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), escreva no quadro a seguinte expressão: “tão depressa”. Em seguida, faça a seguinte pergunta: “Essa expressão tem alguma relação com a lição deste domingo?” incentive a participação dos alunos e ouça-os com atenção. Depois explique que Paulo usou essa expressão para marcar a inconstância dos gálatas e o pouco tempo que levaram para ser convencidos de uma outra doutrina. Diga que, na atualidade, muitos crentes também são atraídos por novos ensinos, e que, com facilidade, se deixam levar por doutrinas que nada tem de respaldo nas Escrituras. Peça que citem algumas dessas doutrinas, como por exemplo, a doutrina da prosperidade. Mostre que o crente não deve ter pouca firmeza no que aprende. Ele precisa ser capaz de julgar uma doutrina como errada ou certa, Precisamos estar firmes no exercício da verdade.

TEXTO BÍBLICO

Gálatas 1.6-

106. Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho,7 o qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

8. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

9. Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-to digo: se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

10. Porque persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

INTRODUÇÃO

Após se apresentar como remetente da Carta aos Gálatas, identificando-se como apóstolo da parte de Deus, e mencionando que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos, Paulo passa diretamente ao assunto que pretende tratar com os irmãos: a incursão de ideias e práticas judaizantes na comunidade dos santos, e as consequências dessas ideias na vida dos irmãos.

I- UM APÓSTOLO SURPRESO

1- Paulo se mostra impressionado.

O apóstolo Paulo se declara surpreso com os irmãos Gálatas. Os leitores dessa Carta eram pessoas que já haviam aceitado a Jesus. Já conheciam o Evangelho e já haviam experimentado o arrependimento e o perdão dos pecados, mas estavam trilhando uma rota não planejada por Deus. Ele escreve ‘Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho ” (Gl 1.6). O espanto de Paulo não foi advindo de milagres acontecendo naquelas igrejas, ou de conversão de pagãos ou mesmo por pessoas estarem sendo cheias do Espírito. O que deixou Paulo espantado foi não só o fato de os gálatas atentarem para um Evangelho diferente do que ele havia pregado, mas também pelo fato de que esse “novo evangelho” incentivava os gálatas a desconsiderarem a graça e tentarem, por meio de obras, pagar uma dívida que eles jamais quitaram, Paulo destaca a expressão “tão depressa” para marcar não só a inconstância dos gálatas, mas também o pouco tempo que levaram para ser convencidos de uma outra doutrina, Não deve nos espantar que entre o povo de Deus haja pessoas que sejam atraídas por novos ensinos, e que com facilidade se deixem levar por doutrinas que nada tem de respaldo nas Escrituras. A pouca firmeza no que tinham aprendido e a incapacidade de julgarem uma doutrina como errada nos serve de exemplo para que nos firmemos no exercício da verdade.

2- Da graça para a lei.

A surpresa de Paulo se dá por causa da mudança que os gálatas fizeram, de passarem da graça de Deus para a Lei de Moisés, Como isso se deu? Eles receberam um ensino em que, para que pudessem realmente ser salvos, deveriam ser circuncidados e seguir a lei dada aos hebreus por Deus, Bastou o apóstolo se afastar do convívio daqueles irmãos que logo eles deram crédito a outra pregação diferente da que haviam recebido originalmente. Como veremos, Paulo deixa implícito que a lei e a graça, em que pese serem expressões que remontam a história de Israel e o plano da Salvação, possuem atribuições diferentes.

3- Outro Evangelho.

A palavra “outro”, na língua portuguesa, é um pronome indefinido utilizado de forma ampla, para designar algo ou alguma coisa que seja da mesma natureza, que seja semelhante, ou que seja de outra natureza. Para definir o exato significado, precisaremos saber o contexto em que essa palavra está sendo usada. Na língua grega, a palavra ‘outro’ tem duas percepções distintas, advindas igualmente de duas palavras apontadas: allos, que significa “outro da mesma espécie”, e heteros, “outro de outra espécie”. Enquanto na primeira designação a opção apresentada é a de um objeto ou ser da mesma espécie, com possíveis variações, tais como um tigre e um leão, que mesmo sendo animais diferentes entre si, são felinos. Por sua vez, a palavra heteros, “outro” de outra espécie, tais como um cão e um gato. São seres criados, mas diferentes entre si por serem de espécies diferentes. Por isso Paulo comenta: “[…] para outro evangelho, o qual não é outro’ (Gl 1.6,7). É possível que hoje sintamos a mesma surpresa com que o apóstolo se deparou ao saber da notícia da mudança daqueles irmãos. Mas mesmo em nossos dias, é possível ver irmãos na fé sendo convencidos por doutrinas que não foram ensinadas com a correta interpretação dos textos bíblicos, dando ouvidos a instruções que buscam acrescentar à Palavra o que ela não diz. Os gálatas tinham sido evangelizados e ensinados por Paulo, e não perceberam que a mensagem dos judaizantes era um falso evangelho, Eles não negaram, oficialmente, o sacrifício de Jesus, mas acrescentaram argumentos que acharam guarida no pensamento daquelas igrejas. Era uma mensagem aparentemente piedosa, mas que negava a eficácia do Evangelho. Por meio desse ensino, a graça de Deus estava sendo questionada.

PENSE! Pauto teve motivos para se impressionar com as gálatas?

PONTO IMPORTANTE! O espanto do apóstolo se refere à troca que os gálatas estavam fazendo de um Evangelho verdadeiro para um pseudo evangelho.

SUBSÍDIO 1

“Falsos professores tinham vindo à Galácia para tentar persuadir os gálatas a rejeitar o ensinamento de Paulo e aceitar ‘outro evangelho. A sua mensagem ensinava que a salvação espiritual e um relacionamento correto com Deus envolviam não apenas a fé em Cristo. mas também a integração com a fé dos judeus, por meio da circuncisão (5.2; veja Rm 2.29, nota; Fp 3.2), da obediência à lei (3.5) e da observância aos dias santos dos judeus (4.10). (1) A Bíblia afirma claramente que há uma única mensagem verdadeira de salvação espiritual: “o evangelho de Cristo” (v. 7). Ele nos vem pela “revelação de Jesus Cristo” (v. 12) e pela inspiração do Espírito Santo. Este evangelho (as “boas-novas” e a verdadeira mensagem a respeito de Jesus) é definido e revelado na Bíblia, a Palavra escrita de Deus. (2) Quaisquer ensinamentos, crenças ou ideias que se originem de pessoas, igrejas ou tradições e não estejam expressos ou implícitos da Palavra de Deus não fazem parte da verdadeira mensagem e não podem ser incluídos no evangelho de Cristo (v. 11). Mesclar essas noções e filosofias criadas pelo homem com a mensagem original de Jesus é ‘transtornar o evangelho de Cristo’ (v. 7).” (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023. p. 1624.)

II- O ANÁTEMA

1- A inquietação dos gálatas.

Um falso ensino tem a capacidade de deixar as pessoas alvoroçadas e inquietas. Paulo usa as palavras “vos inquietam e querem transtornar” (v. 7) como um indicativo de que, enquanto seus leitores liam a Carta, provavelmente havia judaizantes entre eles. Um outro detalhe é que a mensagem deles deixava os gálatas inquietos, em vez de descansarem na graça de Deus, eles passaram a realizar obras da lei, sendo eles mesmos, gentios. Uma mensagem que alvoroça os crentes deve ser analisada com bastante cautela.

2- Ainda que um anjo do céu.

Os anjos são conhecidos na Palavra de Deus como mensageiros do Eterno para tratar de assuntos referentes aos seres humanos. Eles apareceram, no Antigo Testamento, a Abraão, a Josué, a Gideão, aos pais de Sansão e a Isaías. No Novo Testamento, apareceram à Maria, ao pai de João Batista, a Pedro e a Cornélio entre outros. A presença deles geralmente, nas Escrituras, é acompanhada de uma mensagem. Paulo mesmo recebeu a visita de um anjo quando estava indo a Roma em um navio que estava afundando (At 27.23). Cornélio recebeu a visita de um anjo, cuja mensagem foi: “As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para a memória diante de Deus” (At 10.4). “Procure por Pedro” (At 10.5). O anjo não falou de Jesus ou do Evangelho a Cornélio, mas lhe orientou a respeito de quem deveria chamar para ouvir as Boas-Novas. Paulo deixa expresso que mesmo que um anjo, identificando-se como sendo enviado por Deus, venha apresentar uma mensagem diferente da sua, que seja considerado maldito. O apóstolo não teme usar esse adjetivo, pois sabe que a pureza do Evangelho está em jogo naquelas igrejas.

3- Anátema.

A palavra “anátema” é oriunda do hebraico herem, e pode ter dois sentidos: algo devotado a uma divindade, e ao mesmo tempo excluído da utilização humana, como o relatado em Josué 6.17. quando os despojos de Jericó deveriam ser separados para Deus, não não podendo ser usados pelos israelitas, ordem que não foi seguido por Acã. Esse anátema foi tão sério que Acă e sua família pagaram o preço da ganância com a vida. Mas o segundo sentido é mais radical, pois representa anathematizo, colocar debaixo de uma maldição. Mesmo que um anjo viesse até eles e lhes ensinasse um outro Evangelho, que fosse maldito e condenado.

PENSE! Podemos dar ouvidos a toda mensagem, mesmo sendo aparentemente cristã, que chegue até nós?PONTO IMPORTANTE! Não. Precisamos de discernimento, sabedoria e conhecimento para não ser enganados como os gálatas.

III- AGRADAR AOS HOMENS OU A DEUS

1- Repetindo a advertência.

Como o assunto é muito sério, Paulo repete a observação. Não poderia haver dúvidas sobre a força das palavras paulinas, pois o assunto era grave. O apóstolo menciona uma segunda vez essa mesma condenação no versículo 9. A repetição desses dizeres nos mostra o quão sério é deturpar os ensinos da Palavra de Deus. O “evangelho” dos judaizantes estavam afastando os irmãos do verdadeiro e os encaminhando para uma vida de legalismo, onde o homem acredita que pode ajudar Deus na salvação ou pode ele mesmo ser o seu Salvador.

2- O que agrada aos homens.

Paulo não se preocupa em falar palavras lisonjeiras para deixar seus leitores confortáveis diante do que estavam fazendo. Ele não estava tratando a respeito de boas práticas ou de um discurso protocolar, cabível em certas ocasiões mais formais. Ele estava tratando a respeito da salvação da alma dos gálatas. Os judaizantes bajulavam os gentios, e com palavras doces os desviavam dos caminhos do Senhor. As palavras de Paulo poderiam soar como amargas, mas era o remédio que os gálatas deveriam tomar.

3- O que agrada a Deus.

Como veremos, a preocupação de Paulo é agradar ao Senhor, por isso escreve a Carta aos Gálatas. Se fosse para agradar aos homens, ele poderia deixar a situação nas igrejas da Galácia correr sem qualquer interferência. O tempo certamente iria mudar o cenário, ou pioraria a situação. Mas ele entendeu que deveria ter uma participação ativa no resgate dos gálatas. Paulo nem estava na Galácia, e poderia deixar o problema de lado, mas resolveu tratar o assunto a fim de que os irmãos não se perdessem. A obediência ao verdadeiro Evangelho agrada a Deus. Preservar as doutrinas bíblicas, de Deus, que recebemos, estudar e estar atentos para discernir quando um falso ensino tenta entrar na congregação, também agrada a Deus. Viver pela fé e não pelas nossas próprias obras, também agrada a Deus. Algo que deve ser observado é que a deturpação dos falsos mestres, e por sua vez, o que desagradava a Deus, é que, na prática, os gálatas queriam “devolver” a Deus o favor, o presente que Ele lhes dera. Ele lhes entregara a Salvação pela graça, e eles queriam retribuir o favor divino por meio de uma vida que se baseava em obras humanas.

PENSE! Importa agradar a Deus ou aos homens?PONTO IMPORTANTE! Importa sempre agradar a Deus fazendo a sua vontade que é boa, agradável e perfeita.

CONCLUSÃO

Nesta segunda lição, vimos que Paulo começa a apontar aos seus leitores o caminho que eles estavam trilhando: um caminho paralelo ao caminho do Evangelho. Eles estavam ouvindo uma mensagem doutrinária errada e não tiveram discernimento. Eram ensinos que estavam em desacordo com o que haviam aprendido. Paulo os exorta que, ainda que um ser angelical viesse do céu com uma mensagem parecida, eles não deveriam aceitar. Precisamos ter cuidado com ventos de doutrina que se aproximam de nossas congregações, tentando afastar os irmãos da verdadeira prática da Palavra de Deus.

HORA DA REVISÃO

1- O que deixou o apóstolo Paulo impressionado com os gálatas?Foi não só o fato de os gálatas atentar para um Evangelho diferente do que ele havia pregado, mas também pelo fato de que esse “novo evangelho incentivava os gálatas a desconsiderarem a graça e tentarem, por meio de obras, pagar uma dívida que eles jamais quitaram.2- Quais as diferenças existentes na palavra “outro” em grego?Na língua grega, a palavra outro tem duas percepções distintas, advindas igualmente de duas palavras apontadas:

allós, que significa “outro da mesma espécie”, e heteros, “outro de outra espécie3- Quais os dois sentidos da palavra “anátema”?A palavra anátema é oriunda do hebraico herem, e pode ter dois sentidos: algo devotado a uma divindade, e ao mesmo tempo excluído da utilização humana.4- Para onde o “evangelho” dos judaizantes estavam conduzindo os gálatas?O “evangelho dos judaizantes estava afastando os irmãos do verdadeiro e os encaminhando para uma vida de legalismo.5- Paulo escreve para agradar aos homens ou a Deus?A preocupação de Paulo é agradar ao Senhor, por isso escreve a Carta aos Gálatas. Se fosse para agradar aos homens, ele poderia deixar a situação nas igrejas da Galácia correr sem qualquer interferència.

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