Lição 05: GÊNESIS 6 – Os Dias de Noé | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Pecc

23 de julho de 2025

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 05: GÊNESIS 6 – Os Dias de Noé | Escola Biblica Dominical

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora um suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Gênesis 6 há 22 versos. Suge­rimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Gênesis 6.1-22 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de es­tudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.

Olá, querido(a) professor(a)! Nesta lição, que trata dos tempos de Noé, aprenderemos que as linhagens de Sete e Caim se unem e que o pecado se espalha sobre a terra. É nesse contexto que Deus adverte os homens – através de Noé – sobre as consequências inevitáveis da maldade. O próprio Jesus destacou a fé e a obediência de Noé em oposição à maldade e indiferença dos que pereceram no dilúvio, o que nos faz pensar na oposição entre os que fazem uma sincera opção pela vontade de Deus e os que, lamentavelmente, seguem sua própria vontade. É nossa tarefa, como professores e como Igreja, testemunhar o Evan­gelho para que muitos se convertam e sejam alcançados pela Graça de Deus através de Jesus.

OBJETIVOS

• Fugir do pecado e da corrupção.• Explicar que pecados têm con­sequências.• Decidir andar com Deus.

PARA COMEÇAR A AULA

Professor(a), começa sua aula destacando o fato de que Deus ofere­ceu à humanidade um longo tempo para que abandonasse o pecado. A misericórdia e generosidade do Cria­dor ainda aguardam que o pecador de agora também se converta e faça sua opção por Jesus. O cristão deve testemunhar uma transformação de vida tamanha, a ponto de renunciar aos antigos pecados para viver sob os princípios do Evangelho de Cristo. Se­jamos, como Noé, sinal para o mundo.

LEITURA ADICIONAL

Muitíssimos pecados eram cometidos em todos os lugares, e por todas as classes sociais. Qualquer um podia ver que a maldade do homem era grande; porém, Deus viu que toda imaginação, ou propósito dos pensamentos do coração humano, era de contínuo somente o mal. Esta era a raiz amarga, a fonte corrupta. O coração é enganoso e perverso; os princípios, corruptos; os hábitos e as disposições são maus. As intenções e pla­nos dos homens eram maus. Eles praticavam a maldade deliberadamente, e engenhavam a perversidade. Não havia o bem entre eles. Deus viu a maldade do homem como alguém que é ferido ou maltratado por ela. Viu-a como um terno pai contempla a necessidade e porfia de um filho rebelde e desobediente, fato que o aflige e o faz desejar não ter tido filhos.

[…] “Rasparei os homens de sobre a face da terra”; assim como se varre o pó ou a sujeira de um lugar que deve estar limpo, e se lança este pó ao monte de lixo, que é o lugar apropriado para ele. Deus fala do homem como de sua própria criatura, quando decide castigá-lo. Aqueles que não correspondem com o propósito de sua vida, perdem-na. Deus tomou esta decisão sobre os homens, depois que o seu Espírito contenderá durante muito tempo com eles; porém, em vão. Ninguém é castigado pela justiça de Deus, exceto aqueles que detestam ser reformados pela graça dEle.

Livro: Comentário bíblico de Matthew Henry (4° ed. – Rio de Janeiro, CPAD, 2004, pp.

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TEXTO ÁUREO

“Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.” Gn 6.5

LEITURA BÍBLICA PARA ESTUDO

Gênesis 6.1-22

VERDADE PRÁTICA

Noé andou com Deus em meio a uma geração corrompida, provando que o homem não é produto do meio.

INTRODUÇÃOI- A GERAÇÃO DO DILÚVIO Gn 6.2-51– Eram duas linhagens Gn 6.22– Um sinal da vinda de Cristo Gn 6.53– Um tempo final Gn 6.3II- NOÉ Gn ó.8-91– Alvo da graça Gn 6.82– Justo e íntegro Gn 6.93– Andou com Deus Gn 6.9III- ENSINAMENTOS Gn 6.7-221– As advertências de Deus Gn 6.72– Santo em um mundo ímpio Gn 6.113– Qual é o nosso legado? Gn 6.22APLICAÇÃO PESSOAL

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Gn 5.2Terça – Gn 5.24Quarta – Gn 6.3Quinta – Gn 6.12Sexta – Gn 6.18Sábado – Gn 6.21

Hinos da Harpa: 323-151

INTRODUÇÃO

Gênesis 5 traz uma lista de dez ge­rações, destacando nela dois homens: Enoque e Noé. A lista é caracterizada pela repetição da frase “e morreu”. A única exceção é o caso de Enoque, que compartilhou com Elias a experiência de serem os únicos na história humana transladados por Deus sem morrer. Embora a Bíblia registra apenas dez versículos acerca de Enoque (Gn 5.20-24; Hb 11.5,6; Jd 14,15; Lc 3.37), isto é suficiente para o con­siderarmos um exemplo de fé, de quem anda com Deus e o agrada. Vamos agora ao estudo do ca­pítulo 6, o qual trata de Noé.

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I- A GERAÇÃO DO DILÚVIO (Gn 6.2-5)

A humanidade havia atingido um nível de corrupção jamais vis­to e isso deixou Deus desgostoso, pelo que decidiu julgar o mundo.

1- Eram duas linhagens (Gn 6.2) “Vendo os filhos de Deus que as fi­lhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram.”

Em Gênesis 6.1 nos deparamos com o crescimento vertiginoso da raça humana e, paralelo a isso, com a multiplicação da maldade (Gn 6.5). Temos, claramente, no livro em estu­do, duas linhagem colocadas uma ao lado da outra: a linhagem de Caim (Gn 4.17-24) e a linhagem de Sete (Gn 4.25-6.32). Facilmente observamos, no capítulo 5 de Gênesis, que a genea­logia de Adão passa a ser retratada a partir de Sete. Caim é colocado de lado. Temos uma linhagem piedosa (de Sete) e uma perversa (de Caim). No capítulo 6, as duas linhagens convergem e se misturam, acele­rando a multiplicação da maldade e da violência. Há uma interpretação muito comum que trata a expressão “filhos de Deus” como anjos e não como descendentes de Sete. É im­provável que o texto esteja falando de anjos, por quatro motivos:

a) Em Lucas 3.23-38, a descendência de Sete é associada diretamente a Deus;b) todo o contexto dos capítulos 5 e 6 está falando de homens. Por que, do nada, seriam inseridos anjos?c) Não se fala nada de castigo para anjos, só para homens. Se “filhos de Deus” se refere a anjos, porque somente os seres humanos são castigados?d) Je­sus disse (Mt 22.30) que o casamen­to não é algo que faz parte da consti­tuição angelical.

2- Um sinal da vinda de Cristo (Gn 6.5) “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração.”

Quando Jesus falou dos dias de Noé, relacionou-os com os dias fu­turos e imediatos à Sua vinda: “Pois assim como foi nos dias de Noé, tam­bém será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias an­teriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.37-39). Em outras palavras, o que Jesus está dizendo é que, de alguma maneira, os dias de Noé seriam repetidos quando a Sua vinda se aproximasse. E como foram esses dias? Foi uma época especial­mente marcada pela secularização, crueldade, violência e indiferença para com Deus (Gn 6.11). Há duas advertências aqui:

a) Primeiro, equivoca-se quem acha que o mundo vai melhorar e me­lhorar à medida que se aproxima a volta de Cristo;b) O mundo que an­tecederá a volta de Cristo será sur­preendido pelo seu retorno como a geração de Noé o foi com o Dilúvio.

3- Um tempo final (Gn 6.3) “Então, disse o Senhor:

O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.”

A expressão “então” estabelece uma decisão tomada por Deus a par­tir daquilo que viu e constatou. Ele decidiu abreviar o tempo daquela ge­ração. Limitou-o a 120 anos, a partir daquele instante. Isso não significa, como alguns já sugeriram, que Deus estava limitando em 120 anos a vida de todas as pessoas que viriam, pois nos capítulos seguintes veremos que as pessoas continuaram vivendo mui­to mais do que isso (Gn 11.10-32).

O que está dito é que a humanidade de então teria mais 120 anos, após quais, Deus a julgaria Ele poderia fazer isso de imediato, mas, em Sua misericórdia, opta por uma prorro­gação. Seria um tempo de graça para a humanidade, para que pudessem se arrepender e alinhar-se à vontade de Deus. Pedro deixa claro que, nesse período, Noé foi o pregador da justiça (2Pe 2.5), mas ninguém lhe deu ouvi­dos. A todos os seus pecados, aquela geração acrescentou mais este: o des­prezo pela oportunidade final conce­dida por Deus.

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II- NOÉ (Gn 6.8-9)

Noé, cujo nome significa “conso­lador”, é uma das grandes biografias das Escrituras. Ele é mencionado em nove livros da Bíblia, num total de 50 vezes. Não foi um pequeno coadjuvante, mas um grande perso­nagem na história da redenção.

1- Alvo da graça (Gn 6.8) “Porém Noé achou graça diante do Senhor.”

Noé e os seus descendentes foram conservados e poupados primeiramente devido à graça e à misericórdia divinas. O mundo permanece porque Deus concedeu Sua graça a um homem. O mundo não foi preservado devido à tecnologia, à cultura, ao esforço ou mesmo aos méritos de alguém, mas porque Deus usou de graça. O que isso sig­nifica? Graça, aqui, vem de um verbo que significa “ser misericordioso”, “ser generoso”, “contemplar com fa­vor”. É verdade que Noé era justo e santo, como veremos a seguir, mas não foram as suas obras que o qua­lificaram, e sim a graça de Deus. Al­guém disse que Deus, em sua graça, nos dá o que não merecemos e, em sua misericórdia, deixa de nos dar o que merecemos. Deus teve misericórdia dele. A graça de Deus é um tema sublime e superlativo mas que incomoda muita gente e às vezes é combatido, inclusive na igreja, por­ que ele demonstra nossa falência e humilha nosso ego. Não merecemos nada; ninguém merece. Contudo, Deus, sendo gracioso, nos abençoa apesar do nosso demérito.

2- Justo e íntegro (Gn 6.9) “Eis a história de Noé Noé era homem justa e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.”

Pela primeira vez, a palavra “jus­to” é mencionada na Bíblia. Não sig­nifica, obviamente, que Noé não fos­se pecador, mas demonstra que ele decidiu viver segundo um padrão de piedade negligenciado por sua gera­ção. Integridade tem a ver com aquilo que somos no recôndito mais ín­timo da nossa interioridade, quando trancamos a porta do nosso quarto e ninguém, exceto Deus, nos enxerga. Sobre integridade, Warren Buffett, grande investidor e um dos ho­mens mais ricos do mundo, tem uma frase espetacularmente profunda: “Ao procurar pessoas para contratar, você deve buscar três qualidades: in­tegridade, inteligência e dinamismo.Se elas não tiverem a primeira, as ou­ trás acabarão com você.”

3- Andou com Deus (Gn 6.9) “Eis a história de Noé.

Noé era homem justa e íntegro entre os seus contempo­râneos; Noé andava com Deus”

Noé é um dos nomes de Gê­nesis dos quais é dito que “andou com Deus”. O outro é Enoque (Gn 5.22). Um foi salvo da morte e o outro, do dilúvio. Imaginemos o que deve ter significado andar com Deus naquela geração de homens e mulheres cheios de maldade e dissoluções, quando a violência prevalecia. Noé e Enoque nos inspiram, demonstrando que o ser humano não é produto do meio, mas pode decidir, com a ajuda de Deus, que vida terá, a despeito das pressões e massificação seculares. Como disse Chesterton: “Uma coisa morta segue a correnteza. Somente quem está vivo pode contrariá-la”. Não importa quão tenebroso seja o nosso tempo, nós podemos andar com Deus. Você tem andado com Ele ou tem se pautado pela opinião da maioria? Saiba que, por causa de Jesus Cristo, andar com Deus éum privilégio que está disponível a quem quiser. Você quer?

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III- ENSINAMENTOS (Gn 6.7-22)

Mesmo quando abordamos assuntos negativos, encontramos lições e ensinamentos que, se co­locados em prática, nos farão bem. As Escrituras devem não apenas encher nossa cabeça e aquecer nosso coração, mas principalmen­te mudar nossa vida

1- As advertências de Deus (Gn 6.7) “Disse o Senhor:

Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrepen­do de os haver feito.”

Ficamos sabendo pelo Novo Tes­tamento que tanto Enoque como Noé foram instrumentos de Deus para advertir aquela geração e leva­da ao arrependimento. Isso mostra como Deus, por ser Santo, tem uma natureza generosa e está sempre oferecendo oportunidades ao peca­dor, pois não tem prazer na morte do ímpio (Ez 33.11). Nos dois ca­sos, tanto Noé como Enoque foram pregadores da Palavra. De Enoque é dito, inclusive, que profetizou (Jd 14,15) e de Noé que foi “pregador da justiça” (2Pe 2.5).

As advertências de Deus pre­cisam ser levadas a sério por nós. Jesus, ao falar desse tempo, afirma que aquela geração só se deu conta da seriedade da pregação de Noé quando já era tarde demais: “… e não o perceberam, até que veio o dilúvio” (Mt 24.39). Pessoas rebeldes e fe­chadas para o arrependimento de seus pecados não ouvem as men­sagens de advertência. Estas lhes parecem delírios de gente fanática Preferem ficar no posicionamen­to anterior, achando que nada lhes acontecerá e que tudo continuará como sempre, ou que podem pos­tergar suas decisões pois ainda te­rão muito tempo pela frente. Precisamos dar ouvidos à repreensão e ao chamado de Deus hoje, pois a partir de um determinado momen­to será tarde demais.

2- Santo em um mundo ímpio (Gn 6.11) “A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência.”

É possível sermos santos na nossa geração? É possível destoarmos completamente da desobediência e corrupção moral dos nossos dias? Noé diria que sim. Ele próprio foi um homem santo em um mundo ímpio e injusto como o nosso ou, talvez, pior ainda. A desculpa costumeira de que “todo mundo faz assim” não serve para o cristão. Gosto das palavras de Isaltino Gomes quando ensina­va sobre santidade: “Deus não nos chamou para sermos cópias ou clo­nes, mas para sermos o original”. A igreja não deve imitar o mundo. Antes, deve se portar como espe­lho para o mundo.

Não precisamos e não devemos ser imitadores massificados do mundo à nossa volta. Podemos e devemos ser diferentes. Lembremos do que disse Paulo, apóstolo: “E não vos conformeis a este século…” (Rm 12.2). Uma tra­dução possível seria “não tomeis o molde”. O seguidor de Jesus não é uma massa moldada pelo mundo, nem um “Maria vai com as outras”. Santificação não é adesão a uma cultura evangélica, nem ser sisudo ou um chato esquisito contra tudo e contra todos. Ser santo é ter o caráter de Cristo em nós. É viver como Ele viveu

3- Qual é o nosso legado? (Gn 6.22) “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara.”

Não se mede a vida de uma pessoa pela sua extensão. Matusalém foi o homem que mais vi­veu sobre a terra, mas tudo que se diz dele é que gerou filhos e filhas (Gn 5.30). Noé foi um ho­mem obediente a Deus (Gn 6.22). Ele não apenas ouviu, mas colo­cou em prática aquilo que Deus lhe falou. Noé não alterou nada do que Deus lhe disse, mas seguiu à risca cada detalhe. W. Wiersb acrescenta que “a maioria das pessoas sabe que Noé construiu uma arca, porém, o que provavelmente não sabem é que ele tam­bém construiu um caráter piedo­so e uma família temente a Deus, porque se não fosse a sua família, Abraão não teria nascido, e, sem Abraão, não teria havido uma na­ção judaica, e consequentemente o Salvador”. Jesus viveu 33 anos e mudou o mundo para sempre. Ninguém obedece a Deus em vão. Esse é o legado de Noé. Qual será o nosso?

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APLICAÇÃO PESSOAL

Noé foi uma dádiva e consolação de Deus para a sua geração, embora ela não tenha usufruído disso completamente. O que nós somos para a nossa geração.

RESPONDA

1) No que diz respeito à Sua volta, o que disse Jesus sobre o estilo de vida da geração dos dias de Noé? R. Que ele se repetiria nos dias da Sua volta2) Mencione duas características de Noé. R. Justo e andava com Deus.3) Gênesis menciona dois homens que andaram com Deus. Um foi Noé. Qual foi o outro? R. Enoque

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  • “Estudo bíblico sobre a Lição 05: GÊNESIS 6 – Os Dias de Noé | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Pecc claro e direto. Me ajudou muito!” – Ana P.
  • “Material excelente para usar na EBD sobre o tema Lição 05: GÊNESIS 6 – Os Dias de Noé | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Pecc.” – Pr. Ricardo